Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A importância de se manter hidratado!

Segunda-feira, 29.06.15

Stay hydrated.jpg 

Não importa o clima ou estação do ano, manter o nosso corpo hidratado é fundamental. A água ajuda a regular a temperatura do nosso corpo, mantendo-nos frescos no verão e confortáveis durante o inverno. Com a chegada do Verão e com as temperaturas elevadas que se fazem sentir a desidratação aumenta as nossas necessidades de líquidos mesmo quando não se tem sede. A Dietary Reference Intake (DRI) sugere que as mulheres ingiram 11 copos e os homens 16 copos de líquidos provenientes de alimentos e bebidas por dia. Alimentos ricos em água contribuem para a hidratação geral, mas o melhor é consumir água pura, livre de calorias, sem conservantes e adoçantes artificiais. Em temperaturas extremas e com a actividade física prolongada, as necessidades água aumentam, especialmente durante os meses de verão. Lembre-se, a transpiração é a maneira do corpo para manter a calma, pois liberta calor através do suor, por isso é muito importante substituir a água perdida para manter a hidratação.
Para atender as necessidades de hidratação siga as seguintes indicações:
• Beba 1 copo de água assim que se levanta e outro quando se deita para dormir;
• Nunca saia de casa, sem antes beber pelo menos 2 copos de água. Beba (água, infusões) sempre que se levantar para ir à casa de banho e antes de cada refeição. Prefira beber entre refeições.
• Tenha sempre consigo uma garrafa de água, mesmo que seja das mais pequeninas;
• Coma sopa – com o calor pode não ter muita vontade de comidas quentes, mas a sopa é uma óptima forma de se hidratar. Deixe-a arrefecer se não quer comer alimentos muito quentes.
• Coma pelo menos 3 peças de fruta por dia, privilegiando as frutas com maior teor de água como melancia, meloa, melão, morangos, cerejas, laranjas, tangerinas,… mas todas são boa opção.
• Coma muitos legumes ao almoço e ao jantar.
• Coloque fruta dentro da sua água para aromatizar, faça infusões e beba-as frias. Não use chá preto, verde, branco, infusões diuréticas como a cavalinha, bebidas alcoólicas ou café – se quer manter-se hidratado não beba bebidas que aumenta a excreção de água.
• Beba sumos de fruta naturais com no máximo 2 peças de fruta + água. 
• Experimente beber água de coco.
• Se se costuma esquecer de beber água durante o dia, use as novas tecnologias para se lembrar de beber: aplicações no telemóvel, lembranças, ou até garrafas com temporizador.


Não se esqueça...Vá vigiando a cor da sua urina, se for clarinha – é porque deve estar a beber a quantidade de água adequada. 


Mantenha-se na zona, a sua saúde agradece!
Conheça os nossos produtos e as nossas consultas online

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por ZoneDiet às 09:00





mais sobre nós

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2015

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930