Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



As principais diferenças entre o EPA e o DHA

Quarta-feira, 07.10.15

iStock_000011463563Medium.jpg

 

São os dois classificados como ácidos gordos de cadeia longa, no entanto os benefícios de ambos são frequentemente muito diferentes, é por isso que precisamos dos dois. Mas vamos ver em mais detalhe:

 

Beneficios do EPA

 

O objectivo do EPA é ajudar á redução de inflamação celular, isto porque o EPA é um inibidor da enzima delta-5-dessaturase (D5D) que produz AA* (1), quanto maior a toma de EPA menor a produção de AA. O DHA não é inibidor desta enzima.

As várias enzimas ( COX e LOX ) que produzem os eicosanóides pró-inflamatórios podem acomodar tanto o AA como o EPA, o que não acontece com o DHA que devido ao seu maior tamalho espacial, o que faz o DHA num substrato pobre para estas enzimas-chave. Assim sendo, o DHA têm um impacto reduzido sobre a inflamação celular, enquanto o EPA pode ter um impacto poderoso. 

Por último, em virtude de baixos níveis de EPA no cérebro é considerado como pouco importante para a função cerebral. No entanto, este é fundamental para a redução da inflamação neurológica, competindo contra a AA para o acesso ás mesmas enzimas necessárias para a produção de eicosanóides inflamatórios. No entanto, uma vez o EPA chega ao cérebro é rapidamente oxidado, o que não acontece com o DHA. A única maneira de controlar a inflamação celular no cérebro é manter altos níveis de EPA no sangue. É por este motivo que todos os estudos sobre a depressão, traumatismos cerebrais demonstraram que o EPA é superior ao DHA

 

Beneficios do DHA

 

Segundo o Dr. Barry Sears, o principal benefício do DHA encontra-se nas suas características espaciais únicas. Como mencionado anteriormente, as ligações duplas adicionais e comprimento de DHA em comparação com EPA significa que ele ocupa muito mais espaço na membrana. Embora este aumento do volume espacial faça do DHA um substrato pobre para fosfolipase A2, bem como as enzimas COX e LOX, ele faz um grande trabalho em membranas mais fluídas (especialmente aquelas no cérebro). Este aumento na fluidez da membrana é crítica para vesículas sinápticas e da retina do olho, porque permite que receptores para rodar de forma mais eficaz, aumentando assim a transmissão de sinais a partir da superfície da membrana para o interior das células nervosas. É por isso que o DHA é um componente crítico destas partes dos nervos (7). Por outro lado, a membrana de mielina é essencialmente um isolador de modo a que relativamente pouco DHA é encontrado em que parte da membrana.

 

Resumo

 

EPA e DHA podem fazer funções diferentes, então precisamos de ambos. Se seu objetivo é reduzir a inflamação celular, então você provavelmente precisará mais de EPA do que  DHA. Quanto mais? Provavelmente o dobro dos níveis.

Mantenha-se na zona, a sua saúde agradece!


Conheça os nossos produtos e as nossas consultas online

 

Referências

  1. Sears B. “The Zone.” Regan Books. New York, NY (1995)
  2. Chen CT, Liu Z, Ouellet M, Calon F, and Bazinet RP. “Rapid beta-oxidation of eicosapentaenoic acid in mouse brain: an in situ study.” Prostaglandins Leukot Essent Fatty Acids 80:157-163 (2009)
  3. Chen CT, Liu Z, and Bazinet RP. “Rapid de-esterification and loss of eicosapentaenoic acid from rat brain phospholipids: an intracerebroventricular study. J Neurochem 116:363-373 (2011)
  4. Umhau JC, Zhou W, Carson RE, Rapoport SI, Polozova A, Demar J, Hussein N, Bhattacharjee AK, Ma K, Esposito G, Majchrzak S, Herscovitch P, Eckelman WC, Kurdziel KA, and Salem N. “Imaging incorporation of circulating docosahexaenoic acid into the human brain using positron emission tomography.” J Lipid Res 50:1259-1268 (2009)
  5. Martins JG. “EPA but not DHA appears to be responsible for the efficacy of omega-3 long chain polyunsaturated fatty acid supplementation in depression: evidence from a meta-analysis of randomized controlled trials.” J Am Coll Nutr 28:525-542 (2009)
  6. Sato M, Adan Y, Shibata K, Shoji Y, Sato H, and Imaizumi K. “Cloning of rat delta 6-desaturase and its regulation by dietary eicosapentaenoic or docosahexaenoic acid.” World Rev Nutr Diet 88:196-199 (2001)
  7. Stillwell W and Wassall SR. “Docosahexaenoic acid: membrane properties of a unique fatty acid. Chem Phys Lipids 126:1-27 (2003)
  8. Chapkin RS, McMurray DN, Davidson LA, Patil BS, Fan YY, and Lupton JR. “Bioactive dietary long-chain fatty acids: emerging mechanisms of action.” Br J Nutr 100:1152-1157 (2008)
  9. Li Q, Wang M, Tan L, Wang C, Ma J, Li N, Li Y, Xu G, and Li J. “Docosahexaenoic acid changes lipid composition and interleukin-2 receptor signaling in membrane rafts.” J Lipid Res 46:1904-1913 (2005)
  10. Mori TA, Burke V, Puddey IB, Watts GF, O’Neal DN, Best JD, and Beilin LJ. “Purified eicosapentaenoic and docosahexaenoic acids have differential effects on serum lipids and lipoproteins, LDL particle size, glucose, and insulin in mildly hyperlipidemic men.” Am J Clin Nutr 71:1085-1094 (2000)
  11. Li H, Ruan XZ, Powis SH, Fernando R, Mon WY, Wheeler DC, Moorhead JF, and Varghese Z. “EPA and DHA reduce LPS-induced inflammation responses in HK-2 cells: evidence for a PPAR-gamma-dependent mechanism.” Kidney Int 67:867-874 (2005)
  12. Serhan CN, Hong S, Gronert K, Colgan SP, Devchand PR, Mirick G, and Moussignac RL. “Resolvins: a family of bioactive products of omega-3 fatty acid transformation circuits initiated by aspirin treatment that counter proinflammation signals.” J Exp Med 1996:1025-1037

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por ZoneDiet às 10:32





mais sobre nós

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031