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MAIS VEGETAIS, SE FAZ FAVOR!

Sexta-feira, 20.02.15

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Se tivéssemos que resumir numa mensagem o desafio actual da alimentação saudável, esta seria “coma mais alimentos de origem vegetal”.
A Roda dos Alimentos recomenda que os alimentos de origem vegetal deveriam representar mais de 75% do peso total diário. Aqui incluímos os hortofrutícolas, os cereais, os tubérculos, as leguminosas frescas e secas. Contudo, os dados mais recentes da Balança Alimentar Portuguesa apenas os cereais são consumidos na quantidade recomendada e os restantes vegetais ficam muito aquém das nossas necessidades diárias.
Comer poucas hortaliças, legumes e fruta constitui uma ameaça à saúde – tanto para os mais pequenos como para os adultos. Quem o diz é a Organização Mundial de Saúde (OMS), que afirma que o baixo consumo deste grupo de alimentos é responsável pela perda de muitas vidas (cerca de 2,7 milhões de pessoas por ano). Pelos motivos apresentados, a OMS recomenda o consumo de pelo menos 400g de hortaliças, legumes e fruta por dia, ou seja, cerca de 5 porções de hortofrutícolas diariamente. Estes vegetais contêm pouca energia e muita fibra alimentar, ajudam-nos a controlar o apetite, pelo que são ferramentas importantes no controlo do excesso de peso. São também uma fonte insubstituível de vitaminas e minerais essenciais reguladores do nosso metabolismo e fornecem-nos ainda importantes substâncias – os chamados fitoquímicos.
Ao contrário do que muitas vezes se afirma a fruta também é um alimento indicado para as pessoas com excesso de peso ou diabéticas. Apesar de ser naturalmente rica em açúcar, estes alimentos apresentam um baixo índice glicémico, ou seja, aumentam lentamente os níveis de açúcar no sangue sem esforçar o pâncreas.


Mantenha-se na zona, a sua saúde agradece! 
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publicado por ZoneDiet às 09:00





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