Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O inovador conceito Zonediet de Dr. Barry Sears

Sábado, 23.08.14

 

As investigações do Dr. Barry Sears vieram trazer, nos últimos 10 anos, uma nova perspectiva sobre as causas da obesidade e possibilitar uma abordagem nutricional, cientificamente fundamentada, eficaz no controlo do peso e na manutenção do bem-estar físico e psíquico.


De facto, a alimentação segundo Dr. Barry Sears transporta a pessoa para a “zona de equilíbrio hormonal” que permite aumentar a capacidade física e cognitiva, atingir um bem-estar psíquico e emocional, diminuir e controlar a resposta inflamatória e atingir o peso ideal de uma forma progressiva e saudável.


O Dr. Barry Sears chamou à sua abordagem nutricional ZoneDiet.

A Zonediet tem como objectivos:


- O equilíbrio hormonal entre as duas hormonas transportadoras da energia (insulina e glucagon);


- O controlo da inflamação silenciosa que se obtém pelo equilíbrio hormonal dependente dos substratos mediadores da inflamação (Ácido araquidónico e Ómega 6 / Ómega3).

Para atingir o peso ideal é necessário estabelecer o equilíbrio entre a hormona armazenadora de energia (insulina) e a hormona mobilizadora da energia armazenada (glucagon).


O equilíbrio insulina / glucagon consegue-se quando em cada refeição se respeita sempre a proporção entre os nutrientes característica da Zonediet: 40% de Hidratos de carbono + 30% de proteínas + 30% de lípidos.

Para controlar a inflamação silenciosa é necessário estabelecer o equilíbrio entre os nutrientes substrato dos factores bioquímicos pró-inflamatórios (Ácido araquidónico e Ómega6, provenientes das gorduras dos seres vivos da terra) e os nutrientes substrato dos factores bioquímicos anti-inflamatórios (Ómega3, provenientes das gorduras dos seres vivos do mar).

Na prática…

A prática da Zonediet utiliza um método inovador e muito interessante em que a pessoa é ensinada a calcular a quantidade de cada alimento para o equilíbrio 40-30-30 em função das medidas da sua própria mão.


Os alimentos são classificados em favoráveis e desfavoráveis.


É incentivado o consumo de frutas e legumes, cereais integrais, peixe e marisco, carnes brancas, produtos lácteos sem gordura e azeite.
Para atingir o equilíbrio hormonal conducente à redução da inflamação silenciosa é necessária a toma de suplementos de óleo de peixe Ómega 3 em quantidades que são calculadas personalizadamente, embora haja uma dose geral recomendada de manutenção.


Para avaliar a evolução clínica dos equilíbrios hormonais referidos a Zonediet socorre-se de análises laboratoriais específicas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por ZoneDiet às 10:00





mais sobre nós

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2014

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31