Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Qualidade do sono afeta a sua saúde

Sexta-feira, 03.07.15

preguica-despertador-sono-ao-acordar-1340387554025

 

De manhã e à noite sabemos que temos de acordar e de adormecer. Faz parte da nossa rotina mas é importante saber que dormir é uma das funções fisiológicas mais essenciais na qualidade da nossa saúde.  Dormir é tão vital como comer, se não dormirmos podemos colocar em causa a nossa sobrevivência.

Se lhe pedissem para listar algumas das consequências da privação de sono, poderíamos pensar na diminuição da produtividade, irritabilidade, sonolência durante a condução mas uma doença crónica? Muitos de nós estão familiarizados com o facto da falta de sono poder influenciar as nossas rotinas diárias, mas quando se trata de nossa saúde em geral é diferente. A privação de sono aumenta o nosso risco de hipertensão, diabetes, obesidade, depressão, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (1). Com um terço da população dos EUA obesa, os investigadores estão continuamente a investigar o que impulsiona a nossa ingestão de alimentos e formas de evitar o consumo excessivo. A privação de sono está a emergir como um contribuinte para o aumento do consumo, e um estudo recente no Jornal de Psicologia da Saúde propôs a investigar os mecanismos que estão na base desta relação (2). Segue-se quatro mecanismos associados à maior ingestão de alimentos.
Homeostase: A vontade de comer aumenta após a privação do sono para compensar as horas adicionais que o corpo esteve acordado. Isso pode equivaler a um aumento de 20% em calorias.
Cognição: Com a falta de sono há uma diminuição da função cognitiva (por exemplo, controle executivo, comportamentos orientados a objetivos, impulsos e emoções). Este tem sido associado ao aumento da ingestão de alimentos ricos em gordura e consumo limitado de frutas e legumes.
Emoção: O stress emocional e a negatividade são mais proeminentes com a falta de sono e levam os indivíduos a consumir alimentos que são mais agradáveis e gratificantes ao cérebro (alimentos ricos em hidratos de carbono e com elevado teor de gordura)
Comportamentais: Indivíduos demonstram ser mais impulsivos com falta de sono. Isso traduz-se em não ser capaz de conter os pensamentos e comportamentos em torno da comida.
É interessante recordar e reforçar que um adulto deveria dormir diariamente entre 7a 9h, de forma a poder recuperar da actividade diária. Estas horas correspondem a 1/3 da sua vida, dedicadas a uma única função: estar ativo e em equilíbrio os outros 2/3. Infelizmente, a maioria dos adultos dorme menos de 6 horas por noite, o que a longo prazo pode causar danos nas nossas cinturas e na saúde em geral.
Na sequência de um plano de alimentação anti-inflamatório como a dieta da zona irá ajudar a equilibrar o seu sono, optimizando a sua saúde!


Mantenha-se na zona, a sua saúde agradece!
Conheça os nossos produtos e as nossas consultas online

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por ZoneDiet às 09:00





mais sobre nós

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031